O Colégio!
O Colégio Luso-Suíço foi fundado em 1947 com a denominação de Externato Fröbel (pedagogo alemão) e estava situado na Rua Silva Carvalho.
Tal como Friedrich Fröbel, o nosso colégio foi inovador, isto porque foi o primeiro jardim-de-infância a funcionar autonomamente (não tinha qualquer outra valência para além desta).
Na época, o colégio destinava-se apenas a crianças do sexo masculino, situação que se manteve até 1960.
É nessa altura que muda de denominação para “Colégio Luso-Suíço”, aumentando a sua valência para jardim-de-infância e primária, abrindo as portas a ambos os sexos.
Proposta Educativa
Acreditamos que a educação começa na idade pré-escolar. É a primeira aproximação à instituição “escola” e ao processo de aprendizagem que nos acompanhará ao longo da vida. É nesta etapa da vida da criança que se inicia o processo de aprendizagem, organizado à volta dos quatro pilares da educação referidos no relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO.
Estimulamos o gosto pela escola e pela aquisição de conhecimentos para que aprenda a aprender.
Desenvolvemos competências para que a criança adquira as ferramentas necessárias para aprender a fazer.
Estimulamos a inserção no grupo e sensibilizamos para a compreensão e respeito mútuo para aprender a viver em comunidade.
Estimulamos a autonomia e o sentido de responsabilidade, valorizando as potencialidades de cada criança, para que desenvolva melhor a sua personalidade e aprenda a ser.
Promovemos uma formação integral da criança de forma a desenvolver as suas capacidades específicas e outras formas de interesse que contribuam para o seu crescimento saudável como indivíduo e como ser eminentemente social.
Desejamos que as nossas crianças ao terminar o 1.º Ciclo do Ensino Básico, se sintam seguras, com uma elevada autoestima, responsáveis e aptas para continuar a sua vida escolar e pessoal numa sociedade cada vez mais exigente.
Professoras / Educadoras
As educadoras e professoras esperam pelos vossos filhos para os ajudarem a crescer, curiosos, confiantes e capazes de enfrentarem o futuro.