As nossas notícias!

Quer saber mais sobre o nosso colégio? Acompanhe diariamente as nossas dicas, novidades e notícias.

Estratégias para ser bem-sucedido na escola

O sucesso escolar também depende do acompanhamento que os pais e educadores dão às crianças. Veja os conselhos de três especialistas para o sucesso do seu filho, desde os trabalhos de casa, a alimentação, as formas de estimular a inteligência e a gestão de expetativas em relação às notas.

Como preparar uma lancheira saudável

Como deve ser o lanche das crianças? Por vezes, a falta de tempo pode ser um inimigo dos pais, que acabam por facilitar e optar por alimentos menos saudáveis. Mas planear lanches saborosos e nutritivos não tem de ser uma dor de cabeça. Eis algumas sugestões.

Dicas para facilitar o regresso às aulas

Normalmente, o regresso às aulas implica conhecer novos ambientes, fazer novos amigos e criar novas rotinas. O segredo é planear todos esses momentos com calma e com tempo. Eis algumas dicas da APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil, para que o regresso às aulas decorra com toda a normalidade e seja uma boa experiência, tanto para as crianças como para os pais.

Levar crianças em viagens de avião sem qualquer stress

Em época de férias, as viagens fazem parte dos planos de muitas famílias. E viajar de avião com crianças pode ser um desafio, pois estas aborrecem-se, ficam inquietas… Eis algumas estratégias para que as viagens corram com toda a tranquilidade, antes, durante e depois do voo.

10 razões para deixar de gritar com o seu filho

Há dias em que os pequenotes nos testam a paciência. Mas manter a calma é fundamental. Respire, conte até 10 e descubra algumas boas razões para não berrar com as crianças.

Cinco conselhos simples para criar bons filhos, segundo Harvard

Um psicólogo da Universidade de Harvard revela algumas dicas para que os pais consigam fazer dos seus filhos jovens e adultos simpáticos, responsáveis e preocupados com os outros. Curioso? Descubra os cinco conselhos de Richard Weissbourd para educar os seus filhos nesse sentido.

Crianças e sol: todos os cuidados são poucos

O verão já começou e a vontade de ir dar uns mergulhos na praia é grande. Mas não se esqueça que o sol, com todos os seus benefícios - é uma fonte de vitamina D, essencial ao crescimento saudável dos ossos - também pode ser um inimigo. Eis algumas dicas para proteger a pele dos mais pequenos.

Será que os pais vivem atualmente obcecados com a limpeza?

Um dos autores do livro "Deixe-os Comer Terra", Brett Finlay, professor de microbiologia na Universidade British Columbia, no Canadá, alerta para os riscos de um mundo super-higienizado, do abuso dos antibióticos, e fala da importância dos micróbios para o crescimento das crianças.

Expressão Dramática e Cinema

A educação expressiva é fundamental para um crescimento saudável. Promove a criatividade, a capacidade comunicativa, potenciando a segurança pessoal, o equilíbrio físico e emocional. A essa tarefa propõe-se o projeto pedagógico AS FORMIGAS nas aulas de Expressão Dramática e Cinema, onde os alunos aprendem a representar, criar histórias e filmar.
No Colégio Luso-Suíço esta atividade está também aberta a alunos de outras escolas.

6 trabalhos manuais de Halloween com material reciclado

O Halloween é uma tradição norte-americana, mas nós também gostamos de brincar aos monstros e aos fantasmas! Eis algumas sugestões para criar decorações muito divertidas, usando materiais reciclados. Os mais pequenos vão adorar!

Uma escola que brinca, pula e dança

Podem as escolas ser locais mais amigos da prática de atividade física? Podem e devem. E como podem as escolas facilitar a atividade física? Veja o que tem a dizer Pedro Teixeira, Professor da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.

Eduardo Sá explica “porque é que crianças inteligentes têm más notas”

No seu mais recente livro — "Querida Mãe" — o psicólogo clínico e psicanalista Eduardo Sá fala das pressões que as mães por vezes sentem para serem "perfeitas", e analisa ainda a inteligência dos alunos e estímulos na sala de aula. «Todas as crianças nascem altamente sensíveis, atentas, intuitivas e inteligentes, a grande dificuldade dos pais passa por se adequarem a essa “esponja” habilitadíssima para os recursos cognitivos», pode ler-se.

Sabia que aprender a tocar piano estimula a aprendizagem?

Mais do que as capacidades musicais, o piano ajuda a desenvolver outras vertentes, como o cálculo matemático ou a comunicação verbal. No Colégio Luso-Suíço os nossos alunos têm acesso a aulas semanais de piano, para que possam fazer o gosto aos dedos e apurar o seu talento. Para mais informações, contacte a secretaria.

Capoeira

As segundas e quartas são dia de Capoeira no Colégio Luso-Suíço. Das 16h30 às 17h30, os nossos alunos podem aprender esta atividade desportiva, que mistura a dança e o ritmo de uma forma divertida. Para mais informações, contacte a secretaria.

“As crianças têm de ter liberdade para não fazer nada”

Álvaro Bilbao é doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade de Deusto, em Bilbau. No seu recente livro, "O Cérebro das Crianças Explicado aos Pais", cruza a neuropsicologia e a pedagogia, para que saibamos educar melhor as crianças nos tempos que correm.
«Não temos que fazer 25 coisas ao fim de semana, podemos simplesmente passar o fim de semana sem fazer NADA. Estar em casa, brincar, dar um passeio. Quando consumimos muito, damos impressão à criança de que tudo acontece muito depressa, de que tem de estar sempre ocupada, sempre feliz. Das primeiras coisas a fazer é dar à criança a liberdade e a confiança para não ter de fazer nada. Depois, é importante não dar demasiada importância ao resultado. Podemos jogar a passar a bola, sem ser a marcar golos.

Aprender a nadar é uma atividade que só traz benefícios.

Além de ser muito divertida, melhora a postura e aumenta a resistência muscular e cardiorrespiratória. No Colégio Luso-Suíço os nossos alunos podem aprender a nadar e aperfeiçoar a técnica, como verdadeiros peixinhos dentro de água! Contacte a secretaria para saber mais informações.

A princesa lá de casa adora ver-se de tutu e mostrar o seu talento para a dança?

No Colégio Luso-Suíço pode aperfeiçoar esse talento. O ballet é uma das nossas atividades extracurriculares, com aulas para o Pré-Escolar e para o 1.º Ciclo. Para mais informações contacte a secretaria do colégio.

6 dicas de ouro para fortalecer o sistema imunológico das crianças

No Colégio Luso-Suíço pode aperfeiçoar esse talento. O ballet é uma das nossas atividades extracurriculares, com aulas para o pré-escolar e para o 1º ciclo. Para mais informações contacte a secretaria do Colégio.